*As mulheres e o debate da TVE*
Uma pergunta que me parece cada vez mais importante é como se comporta uma Democracia.
A Democracia é algo que parece simples de entender e isso faz com que as pessoas, em geral, não se perguntem sobre ela.
Vamos às crenças mais comuns: Democracia tem eleições. Eleições têm debates. Debates têm ideias, que ao final viram narrativas. Quem ganhou o debate? Reina sempre a pergunta.
A realidade é que no debate se debate para encontrar um novo sentido. Em tempo de redes sociais, o debate para alguns é apenas a oportunidade de encontrar a fala fulminante, um tuite alucinante, num espetáculo do entretenimento.
Mesmo diante das mutações de linguagens, debate é tradição . Digo mais: Estou aqui para dizer que Jeronimo ganhou o debate da TVE. Jeronimo é quem mais conhece a Bahia. Porém, preciso ressaltar que a minha afirmação não vem do meu coração militante, vem do olhar da comunicação.
Jeronimo ganhou porque as mulheres ganharam por ele. Na porta de um debate de homens, as mulheres ocuparam e ganharam. Pois, se você não conhecia o jingle e a militância de Jeronimo, com certeza conheceu. Usando a expressão que está na moda, “furou a bolha”. Não apenas falou com o diferente, mas elas falaram para um público que não viu ou não veria o debate da TV. E mais: mostraram que é possível dialogar “fora da bolha” e conseguir o voto no amor, na dança.
As vencedoras, as trabalhadoras e militantes dançaram e deram aula de linguagem, tolerância, gentileza e – portanto – Democracia. Onde há povo, a Democracia é o chão. Onde há povo, há respeito. Jeronimo ganhou com elas porque o povo está no seu jingle de campanha, está na esperança que ele representa junto com o número que carrega no peito.
Não importa a cor da camisa. As mulheres celebraram a diversidade, a alegria, a sinceridade, a união, a cordialidade e tantas belezas que são expressões – não tão faladas – da Democracia.
Além de ganhar o debate e audiência na Bahia, elas ensinaram ao Brasil, especialmente no dia 7 de Setembro, que disputar não é agredir.
Viva a – feminina – Democracia.
Viva a – feminina – Bahia.
Dra. Ceuci Nunes- Infectologista, Prof. EBMSP. Candidata a Deputada Estadual.
Pena q de alguma forma sabotaram ele na secretaria da educação. Tivesse ficado na SDR teria se saído muito melhor e hoje não seria vidraça para a oposição!
E quem fez isto ? O próprio governo do estado da Bahia .
Infelizmente perderemos is votos da secretaria de Educação que já anunciaram não dar voto ao candidato .
Que suave e belo, estamos precisando reafirmar estes momentos. “mulheres celebraram a diversidade, a alegria, a sinceridade, a união, a cordialidade e tantas belezas que são expressões – não tão faladas – da Democracia” e nos fortalecer para a luta.
Parabéns Wagner!!!