A primavera tropical
É atribuída ao ganhador do prêmio Nobel de Literatura de 1971, Pablo Neruda, uma frase que diz assim: “Podem cortar todas as flores, porém não deterão a primavera”.
Hoje, vinte e um de setembro, começou o equinócio no hemisfério sul, período em que as flores brotam perfumando o ar desse país tropical, e novas luzes colorem o céu, a iluminar consciências.
Os mesmos atores políticos que golpearam a democracia brasileira há exatos 10 anos, que contribuíram para a expropriação de grande parte da nossa riqueza, via campos de petróleo do pré-sal e exploração desmesurada de outros minérios raros por nações estrangeiras, ressurgem, obstinados, na tentativa de exterminar o que resta de meio ambiente e de valores civilizatórios éticos.
Mais uma vez, com a cumplicidade de novos traidores da pátria, no caso simulacros de deputados, de pastores evangélicos, de militares corruptos, a insistir no projeto de total dependência do Brasil aos interesses dos exploradores internacionais, sobretudo os EUA, avançam com sua pauta neoliberal extremista, o fascismo.
Mas, como falei de flores, o que vimos hoje nas ruas, não foram atos políticos, com pautas de caráter econômico vinculadas a convocações esvaziadas de centrais sindicais. O que se viu foi o comparecimento massivo da população, em diversas avenidas de quase todas as capitais, numa participação política de magnitude ímpar, como há muito não se via nesse país.
Sob um céu azul e um sol de primavera, vimos milhões de pessoas dar um recado ao congresso mais reacionário e corrupto da história das repúblicas no Brasil. O recado bem claro é que é urgente passar o país a limpo, punir com rigor os “Silvério dos Reis”, os traidores da pátria encastelados também nas duas casas do Congresso Nacional, que é urgente avançarmos na construção de um país mais inclusivo, menos injusto e sem castas a nos sacrificar.
“Foi bonita a festa, pá. Fiquei contente,
Ainda guardo renitente um velho cravo para mim. Sei que há léguas a nos separar,
Tanto mar, tanto mar.
Sei também que é preciso, pá,
Navegar, navegar…” (1)
Uma primavera tropical paira no ar de setembro desse país.
Esperamos que ela se estenda por todo o hemisfério sul, liberto!
Wagner Bomfim
21/09/2025
1. Chico Buarque de Holanda

Muito bom texto, que reflexão… certeira e realista. Que muitos de nos possamos entender o que acontece nesse país! Que nao nos falte discernimento para futuras escolhas!
Muito bom! Viva a primavera tropical!
Muito bonito e profundo! Que suas palavras nos dê força para enfrentar tanta ignomínia!
Adorei conhecer seu blog, tem muito artigos bem interessantes. loteria dos sonhos matinal
Adorei conhecer seu blog, tem muito artigos bem interessantes. loteria dos sonhos matinal