A taxação.
Que a economia capitalista consegue modular a vida de todo mundo, isso não é novidade para ninguém, mas há coisas corriqueiras que já se fazem sentir após a anunciada sobretaxa “trumpeana” com impacto severo nos relacionamentos interpessoais.
Meu correspondente internacional me ligou dizendo que lá pelo recôncavo baiano, precisamente no Ado, já se sentem os ares dessa nova medida inflacionária. Há um clima de tensão não só em relação ao comércio, mas noutras esferas. Disse ele que na última sexta-feira, chegou em casa depois das 10 da noite, havia tomado, desculpe, bebido umas cervejas no boteco da esquina e, todo afogueado, se aproximou de Eugênia Tramela, assim, querendo um chamego com a mulher, mas ela logo de pronto o freou para seu descontentamento.
— A partir de hoje está estabelecido cinquenta por cento de exigência para qualquer intercurso; passa de três minutos para cinco minutos de preparação. E está o dobro de tempo para a vistoria alfandegária antes que o produto adentre terras alheias.
Óbvio que Toin de Bila arrefeceu, ciscou de um lado para outro, a cerveja da pior qualidade lhe embaralhou o juízo e ele ficou ali frente à TV, murcho, vendo reprise de Globo Repórter ainda com Sérgio Chapelim.
— Ai, meu Deus, que tempo bom era aquele! Não sei se era o programa televisivo a que se referia ou era a sua oferta de produtos e serviços, que agora sobretaxados promovia um desequilíbrio na relação com Eugênia.
Dormiu no sofá sem dó nem qualquer piedade de Eugênia Tramela.
O sol bateu-lhe às ventas e ele acordou espumando de irritação. E piorou mais quando Eugenia, cheirando a almíscar, sufocava o ar da cozinha, desfilando à sua frente em um Baby-doll com estampas da Minie Mouse.
— A teoria keynesiana tem que funcionar, saiu ele resmungando sem sequer tomar um café.
-Não é possível que não exista uma intervenção estatal nessa situação. Já pensou nas consequências, vai inflacionar tudo, não dá nem para começar! Exigir dobro de tempo e outras adjacências. Ele adorava usar a expressão, aquela palavra, adjacências.
– Pois sim, tomarei medidas de retaliação também!Essa é uma questão de soberania minha e dos meus antepassados, os Índios Paiaiás.
-Nossa bandeira vai ser hasteada de qualquer jeito!
– As meninas lá de Alaide lá em Feira é que vão gostar , se essa moda pega por aqui. Tô ate vendo! Vai ter até fila. Oxe, já vejo até um anúncio na entrada, numa placa de luz neon!
– “ dê duas e pague uma”, sorria, enquanto falava sozinho.
Mas a balança está desequilibrada de tal forma que Toin de Bila nem precisou chegar em Feira. A notícia já corria pelo tabuleiro, pela Cabeca da Vaca, Paraguaçu, e regiões próximas, afora que os cabarés lá do Ceará ja saíram na frente e prenunciavam tempos difíceis.
Melhor seria voltar pra casa, pianinho, economizar na cerveja do boteco e fazer um esforço para quebrar essa cisma, e poder botar a bandeira no pau, pensou. Perambulou por toda a manhã, até que chegou em casa.
– Eugenia meu amor, cheguei, alardeou com um sorriso tímido.
– Sim, tudo bem ?Disse ela.
Eugênia expunha os cabelos escuros sob um ferro quente de passar no cabelo enquanto um cheiro de formol miserável, que parecia vir dos quintos dos infernos invadia o ar da cozinha. Ele nem se importou com o que viu e foi logo se insinuando.
-Que tal a gente assistir um “ filminho” hoje de noite? Piscou o olho.
– É belezinha ? E quem vai lavar os pratos ? Eugenia perguntava ao mesmo tempo em que colocava as mãos na cintura e dava uma rebolada, para desassossego de Toin de Bila.
-Oxe “ Gê”, eu lavo depois!
– É? Tá, mas só com uma condição, disse.
Ele se aproximou, já iniciando o hasteamento da bandeira.
– O que é?
– Só se rolar um beijo grego!
Devo comunicar aos nossos leitores que poderemos ter algumas dificuldades na análise da geopolítica pelos próximos dias, por questões médicas do nosso correspondente e analista Toin de Bila. O coitado encontra-se em observação nesse momento no hospital municipal. O médico que o atendeu, incorporou um novo item no CID, Classificação Internacional de Doenças.
Não se sabe se foi o cheiro do formol no cabelo de Gê, se foi a cara de um certo médico de Feira de Santana num video de internet, explicando o que é o Beijo Grego, ou se foi, de fato, a tarifa comercial dos ianques, mas está lá escrito no prontuário;
CID DT50- Desmaio consequente a sobretaxa “trumpeana”.
P.S. DT50 = Donald Trump 50%
Wagner Bomfim
23/07/2025

O desmaio foi antes ou depois do beijo grego?
🤣.So em falar em beijo grego Toin de Bila já desmaiou. Sabe-se lá 🤣🤣🤣🤣🤣
Esse negócio de beijo grego é barril 🤣🤣🤣