O cabra saiu de lá de bem longe, lá depois da serra do Araripe, prá uma entrevista na rádio 903 AM de Baturité prometendo revelações bombásticas que estremeceriam os pilares da república em plena segunda feira.
Zé do Rádio, exímio radialista com audiência desde Sobral até Quixadá, preparou o cenário pra tão propalada entrevista com uns quitutes obrigatórios, bem ao estilo do Coronel Cirino de Gomesrac. É assim lá em Baturité, onde entrevista importante é transmitida em telão frente a Rádio, na praça principal, e com todas as pompas.
Vê lá se Coronel Cirino sairia de suas terras pra não ser bem recebido. A buchada com cuscuz era obrigatória e um caldo de carneiro novo fechava o cardápio, junto a um café bem passado, isso era mandatório. Então, o esquema estava todo armado pra segunda em meio a grande feira livre de Baturité onde o Coronel político faria um pronunciamento à nação.
O domingo que antecedeu passou modorrento, com Luzia rejeitando Severino, Astolfo dormindo escornado de cachaça enquanto Filó se esfregava languidamente pelos cantos. A ansiedade era tanta que nem chamego ardia naquele calorão de setembro. O sol parecia preguiçoso tal qual o ataque do time do Fortaleza no campeonato nacional. Nos terreiros das casas de Baturité as galinhas ciscavam indiferentes ao mundo, tão indiferentes ao seu futuro galináceo como as falas dos candidatos do Partido Novo e da dupla sertaneja Simone e Soraya.
A manhã de segunda feira nem bem começou como prometia e frente à Rádio AM 903 de Baturité repórteres do sul do país já se concentravam para ouvir esse pronunciamento bombástico. Pouco antes das 10 horas a feira livre simplesmente parou pra ouvir o Zé do Rádio abrir o seu programa diário, fazendo seu comercial antes de anunciar o entrevistado do ano.
– Sob o patrocínio da Funerária Vai com Deus, a casa que tem a melhor urna funerária da cidade, que garante tranquilidade e segurança pra sua família e cliente e da Pensão Amor Divino agora sob direção de Stefany Dior, temos o prazer de receber em nossos estúdios o Coronel Cirino de Gomesrac, essa figura impoluta do cenário politico regional, que fará com exclusividade para a Radio AM 903 de Baturité um importante pronunciamento à República de Sobral.
– Coronel Cirino , abro os microfones da AM Baturité, 903 Khz de frequência, para suas primeiras considerações. O microfone é todo seu, dizia Zé do Rádio com sua voz empostada.
– Pois é, Zé!, aproveito a sua grande audiência e esse calor sobre humano pra falar pra todo esse povo que nos ouve e assiste. E digo mais, inclusive analisando o cenário macroestrutural da rádio difusão no interior do país temos que quebrar esse ciclo vicioso, esse absurdo, onde muitos nada tem e uns pouco impõem uma narrativa que reverbera por todo esse sertão. Precisamos acabar com esse cenário de penúria acústica!
– Mas Coronel, certo, certo! A população está ansiosa pra saber sobre o caminhar da sua trajetória política agora, trajetória essa começada lá atrás, desde os seus destemperos juvenis direitistas da universidade do Ceará. O que o Sr. tem mesmo a dizer, qual a solução pra o desemprego em nossa região? Que medidas o Sr tomará para a segurança aqui em Baturité. Dizem que lá em Itapipoca está um horror. Que ninguém consegue mais dormir numa rede na varanda sob o risco de ficar até sem ceroula.
– Pois é, Zé! Pois é! Meu plano de desenvolvimento da república é inigualável, tanto é que ninguém quis saber, ninguém copiou até então! Mas eu não descansarei enquanto vivo, não colocar em prática a desoneração da dívida falaciosa que esses banqueiros inventaram.
– Imagine você, que pra dona Eulália fazer umas cauçolas de renda ela gasta uma fortuna. Não tem preço, fica lá tudo enfuzada, a mulherada sem novidades, a produção dela amofina coitada!
– Certo, certo coronel.
A feira de Baturité fatalmente estava perdida aquela altura, pois nada se vendia em qualquer barracão, ansiando saber das declarações bombásticas de Cirino de Gomesrac. Só se via umas garfadas na buchada com cuscuz em meio a uns goles de café coado enquanto o sol ia amolecendo a cabeça do povo, de cara pra um telão instalado frente à Radio.
– Vamos fazer um pequeno intervalo, disse Zé do Rádio, para que nosso ilustre convidado faça mais umas redundancias hiperbólicas e as suas considerações finais.
– É isso minha gente, infelizmente nosso tempo está se acabando, nosso telefone está congestionado com tantas perguntas!
Zé do Radio empostando a voz dizia;
– Sob o patrocínio da Pensão do Amor Divino, lugar onde vc tem uma estadia de pleno prazer. Com a direção de Stefany Dior a sua frente, você irá desfrutar de momentos inesquecíveis. Banheiros com sabonete Eucalol para sua namorada e aquela brilhantina Glostora pra voce sair de lá novo, novo. E se por acaso tiver azia, tome Alka Seltzer. Pensão do Divino Amor é coisa de outro mundo.
– E por falar em outro mundo não se esqueça; viva como você quiser, mas na hora da morte prefira a Funerária Vai com Deus. Lá e total tranquilidade, lá é zero por cento de reclamação !!! E voltando ao nosso entrevistado de hoje, o Coronel Cirino de Gomesrac, pra finalizar essa entrevista exclusiva a Radio AM 903 Khz de Baturité.
-Qual é a mensagem Coronel Cirino de Gomesrac que o senhor manda para seus eleitores, desde Sobral a Quixadá, de Ipipoca a Baturité e até mesmo seus eleitores em Caucaia.
– Bem meu nobre Zé do Rádio, apesar das forças ocultas que sempre tramaram contra minha carreira politica de 40 anos, devo antecipadamente dizer que não desistirei. Não descansarei. Vou continuar lutando, como baluarte politico da região em defesa do nosso povo.
-Nesse momento me coloco sob o escrutínio do meu povo finalmente posso dizer para toda sua audiência:
– Désolé monsieur, je vais à Paris!
Zé do Rádio, emocionado e com voz embargada, quase afônico, ainda consegue dizer;
– Nossos comerciais por favor!!!.
Wagner Bomfim
26/09/2022
Hoc prorsus est quod edixit, imitatione nazi fere huic simile: excitare Brazil vel melius surgere Brazil! Foi o que entendi!
“Désolé monsieur, je vais à Paris!” Adorei esse fechamento ķkkkkkk… e não é que conheço Baturité kkk?! Acho que o destino do Ciro vai ser Paris. Ontem vi que no Ceará Lula tem mais de 60% das intenções de voto, o koizo 18% e o Ciro 10%
Cirinô, vai sair menor que “entrô”! Texto divertidíssimo! Parabéns, Wagner!
So com humor pra romper esses tempos negros!
Muito interessante, Wagner! Ri a beça! Parabéns!