Edição de hoje • domingo, 28 de junho
Blog Do Wagner
← Início
Blog Editorial 28 de junho de 2026

A Resistência do Irã.

A Resistência  do IRÃ

 

A Copa do Mundo de Futebol promovida pela FIFA em terras americanas escancarou o grande fosso existente entre as diversas nações ali representadas; de um lado a poderosa Europa e suas seleções avaliadas em bilhões de euros e na rabeira desse mercado as seleções de países do Sul Global, América Latina, África e países do Oriente, produtores de mão de obra barata para o entretenimento de uma massa acostumada a pagar caro para assistir a seus ídolos milionários.

A seleção do Irã lutou bravamente contra diversos adversários; primeiro contra os EUA que a impediu de permanecer em um centro de treinamento em solo americano, fazendo-a deslocar-se de Tijuana (México) para jogar 90 minutos em estádios americanos e retornar imediatamente ao México escoltados pelas forças de segurança do Tio Sam. Sua torcida teve igual restrição de entrada e compra de ingressos para assistir aos jogos. Foram considerados terroristas e personas non gratae. O segundo adversário, exatamente a organizadora do evento, a FIFA,  na pessoa do seu presidente, Gianni Infantino, que chegou adentrar ao vestiário da seleção iraniana antes do jogo contra a Austrália e, quando questionado pelos jogadores e comissão técnica sobre todos esses absurdos que vinham ocorrendo,  limitou-se apenas a dizer: “isso é só o começo”!

Um leitor desavisado por certo interpretará a exclusão da seleção do Irã para a fase seguinte da copa, chamada de mata-mata, como resultado dos jogos contra seleções de maior poderio como a Bélgica, ou do empate contra o Egito e o gol anulado pelo VAR nos acréscimos.

A verdade nua e crua é que todos os países pobres ou emergentes são apenas figurantes de um teatro melodramático de suposta integração entre povos através desse esporte antes apaixonado por seus atores principais, os jogadores e seus torcedores. Hoje a FIFA juntamente com a ideologia capitalista vende um produto falacioso que é a democracia burguesa assentada na América do Norte e Europa. As sanções econômicas impostas ao Irã pelos blocos citados são a ponta de lança contra a resistência de um país rico em petróleo e que é um fator de estabilidade geopolítica contra os interesses expansionistas e exploratórios de Israel/EUA.

A grande imprensa nada falou sobre as ações militares desses países contra civis iranianos como o bombardeio a uma escola infantil matando diversas crianças, tal qual ocorre em Gaza. Não há democracia sem que seu próprio povo tenta o direito de escolha. Nesse caso a uma coação e imposição de atores que sirvam aos interesses colonizadores.

O Irã despediu-se da Copa do Mundo de Futebol de 2026 mesmo antes de entrar em campo; o mata-mata já infelicitava a civilização mais antiga do mundo, a Pérsia.

A seleção de futebol do Irã pode ter sido excluída dos gramados da Copa 2026, mas seus atletas voltarão de cabeça erguida para casa, para os clubes onde jogam, espalhados por países ricos. Seus poucos torcedores presentes aos estádios  retornarão para seu país, prontos para estender sua bandeira tricolor sobre as urnas funerárias das vítimas da guerra contra o eixo EUA, Israel e Europa.

Que Allah o proteja !

 

Wagner Bomfim

28 de junho de 2026.

Compartilhar Link copiado!

No Instagram o link é copiado para você colar no story ou na bio — a rede não permite compartilhar link direto pela web.

5 1 voto
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
PAULO FERNANDO DE ALMEIDA
PAULO FERNANDO DE ALMEIDA
1 hora atrás

É amigo, excelente crônica, mas infelizmente o pior ainda estava pra acontecer: a reprise do “jogo da vergonha”! A Argélia vergonhosamente fez com o Irã o que Alemanha X Áustria fizeram com ela em 1982! Mundo nojento!

Gustavo Morais
Gustavo Morais
1 hora atrás

O Simples fato desta Copa ocorrer nos Estragos Unidos já é um absurdo, eu já não levava muita fé na desorganização esportiva de futebol, FIFA, com está Copa desabou em meu conceito, com novas regras de intervalo para agradar patrocinadores baseado em falácias médicas. Ontem enquanto Argélia vencia de 3×2 e a maioria dos comentaristas comprados pelo imperialismo torciam descaradamente pelo empate. O Juiz resolveu dar um acréscimo infinito até que Áustria pudesse empatar, tirando do povo argeliano a vingança de 82…Como nosso amado blogueiro disse em bom tom, a seleção Iraniana foi excluída da Copa antes mesmo de começar.

2
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x